As fiscalizações assumem, por isso, um papel determinante na eficácia do ciclo regulatório da qualidade da água, com impacto no indicador Água Segura, tanto em termos do cumprimento da frequência de amostragem como dos valores paramétricos.
No estabelecimento do plano de fiscalização é necessário racionalizar os recursos disponíveis.
Assim, na seleção das entidades gestoras a fiscalizar, é adotada uma abordagem de análise de prioridades, estabelecendo critérios baseados no histórico das últimas fiscalizações, no conhecimento que a ERSAR adquire sobre as entidades gestoras e nos resultados do controlo da qualidade da água, designadamente as análises em falta e os incumprimentos dos valores paramétricos.
São ainda analisados outros critérios como a eventual existência de problemas contratuais (delegação de competências ou relação alta/baixa, por exemplo), bem como reclamações acerca da qualidade da água ou, ainda, a população servida.
Em consequência desta abordagem, o número de fiscalizações no local tem vindo a sofrer uma redução, conforme evidenciado no gráfico seguinte, mantendo-se no entanto os níveis de eficácia, como mostram os resultados obtidos no indicador Água Segura na torneira do consumidor.
Número de fiscalizações no local
Consulte no quadro abaixo o número de fiscalizações realizadas pela ERSAR em cada região do País.